Devido à minha profissão e aos múltiplos encargos que fui tendo ao longo da vida, ainda não tinha tido oportunidade de completar o ensino secundário.
Dado que vim morar para Santo Tirso por motivos pessoais e depois de muita insistência familiar, acabei por me inscrever no Centro Qualifica de Santo Tirso e completar o 12º ano.
Pese embora que o acesso ao ensino superior ao qual me estou a candidatar, se possa fazer através dos maiores de 23 anos sem necessidade do ensino secundário completo, o facto de ter o 12º ano concluído, é um fator que ajuda muito na avaliação final para o acesso, como pude verificar pessoalmente, pois na entrevista o ter o ensino secundário completo valeu-me a nota máxima nesse item.
Se é fácil terminar, ou melhor, fazer o RVCC? Não é difícil, é necessário um pouco do nosso tempo, vontade em atingir o objetivo, dedicação e alguém do outro lado que não nos deixe desistir como foi o meu caso. Em casa, a família sempre me apoiou e na escola, tive uma equipa dedicada e sempre disponível para ajudar a alcançar o final almejado.
Foi-me pedido um breve apontamento em relação à minha experiência, por isso, sim vale a pena e não é só para dizer que tenho o 12º ano. Vale a pena porque para quem tem ambição de ir mais longe, o ter o ensino secundário abre portas e ajuda a chegar mais longe.